Perguntas Frequentes

Apresenta-se nesta seção repostas a perguntas frequentes de associados, atuais e potenciais. Se a sua dúvida não for solucionada por este conteúdo, entre em contato com a ANESP pelo telefone (61) 3323-2397 ou pelo email secretaria@anesp.org.br.


Filiação / Desfiliação

1. Quais são os requisitos para associar-se à ANESP?

As seguintes pessoas podem ser sócios da ANESP: (i) membros da Carreira de EPPGG da esfera Federal, ativos ou aposentados; e (ii) participantes do Curso de Formação desta Carreira. 

2. Como me associo à ANESP?

Basta preencher este formulário.

A equipe administrativa faz uma breve checagem das informações para confirmar os requisitos de filiação e, em seguida, um contato para instruir sobre a forma de pagamento das mensalidades (consignação em folha).

3. Como faço para me desfiliar?

Basta enviar e-mail para secretaria@anesp.org.br informando o desejo de se desfiliar. A Secretaria responderá a mensagem confirmando a desvinculação.


Benefícios do Associado

4. Quais benefícios tenho ao me associar?

a) Carreira mais forte.

A ANESP se articula com os Poderes Executivo e Legislativo para promover projetos normativos e outras ações do Estado que favorecem a Carreira. A Associacão atua similarmente para provocar a alteração ou revogação de projetos normativos e atos públicos que contrariam interesses da Carreira. Para enfrentar esses desafios, a ANESP requer uma ampla base de associados para atuar com legitimidade e  recursos financeiros suficientes, advindos das mensalidades dos associados.

b) Carreira com melhor imagem. 

Por melhor e mais qualificados que sejam os membros de uma carreira pública, se os mesmos não possuírem uma imagem adequada, o público externo não valorizará suficientemente esses profissionais. Por isso a ANESP se dedica a promover a imagem da Carreira via site, Respvblica, articulações com atores chaves etc. Mas, novamente, a ANESP só consegue fazer isso com seu apoio.

c) Apoio profissional, acadêmico e jurídico.

A ANESP disponibiliza neste site informações essenciais sobre apoio profissional e acadêmico e jurídico de forma gratuita e aberta a todos. Para os associados a Associação oferece apoio profissional e acadêmico personalizado e presencial. Os associados também se beneficiam com os seguintes serviços jurídicos. Primeiro, no âmbito profissional, associados integram e se beneficiam das ações coletivas abertas pela Associação na defesa de direitos da carreira. Segundo, é dada a possibilidade de se obter cobertura jurídica para um problema profissional individual, mediante aprovação em Assembleia. Terceiro, no âmbito particular, não ligado à carreira, os associados podem obter pareceres jurídicos gratuitos e conseguir descontos em serviços advocatícios, caso desejem judicializar.

d) Convênios. 

Os filiados contam com descontos para diversos serviços, como planos de saúde, clube, assistência automotiva, compra de carros, mensalidades escolares e cursos de idiomas. A lista completa de convênios pode ser conferida aqui.

e) Eventos e brindes. 

A participação nos eventos sociais da ANESP e o recebimento dos brindes da Associação em casa são outros benefícios disponíveis apenas aos associados.

f) Abrangência. 

Associados dentro e fora de Brasília, no Brasil e no exterior, usufruem, na medida do possível, de todos os benefícios elencados acima.


Mensalidade

5. Qual é o valor da mensalidade?

Por decisão de Assembleia realizada em Outubro de 2020, a mensalidade da ANESP foi fixada em 0,6% do subsídio bruto de cada Classe e Padrão na carreira. Veja aqui os valores vigentes.

6. Como é feita a cobrança da mensalidade?

Por consignação em folha. Conforme cronograma estabelecido pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) do Ministério da Economia (ME), a ANESP envia no início do mês uma tabela à empresa responsável pela cobrança informando quem são seus filiados e o valor que deve ser descontado no próximo contracheque. Caso um associado não possua margem para consignação a Secretaria da ANESP entrará em contato para que o pagamento seja feito por depósito/transferência bancária.


Apoio Jurídico

7. Quais ações judiciais a ANESP possui

A ANESP hoje questiona judicialmente um amplo leque de assuntos, por meio de dois escritório jurídicos. Alguns dos temas têm mais de uma ação em trâmite. A listagem de ações pode ser vista aqui.

8. Como faço para obter mais informações sobre uma ação, inclusive para verificar se estou integrando-a?

A Gerência Geral da ANESP é responsável por fazer a ponte com a assessoria jurídica. Entre em contato pelo e-mail gerentegeral@anesp.org.br.

9. Como faço para sugerir uma nova ação judicial?

Basta entrar em contato com a Associação pelo telefone (61) 3323-2397 ou pelo email secretaria@anesp.org.br e explicar a situação. Dependendo do caso, um Diretor também poderá ser acionado para conversar com o associado. A ANESP ressalta que todas as ações coletivas da entidade só podem ser iniciadas após aprovação em Assembleia Geral

10. Qual é o passo-a-passo para abertura de uma nova ação judicial?

A legislação brasileira exige uma série de documentos para que Associações representativas ingressem com ações em nome de seus associados. A produção e registro oficial desses documentos pode fazer com que leve mais de um mês entre a aprovação da medida judicial e sua abertura. As etapas que devem ser cumpridas são:

- Aprovação da ação judicial em Assembleia Geral
- Aprovação da ata da Assembleia Geral que deliberou pela abertura da ação, o que deve ocorrer em uma nova Assembleia (determinação do Estatuto da ANESP)
- Registro da Ata aprovada em cartório, que leva de 7 a 10 dias úteis (paralelamente, outros documentos necessários são reunidos pela equipe da Associação)
- Envio da ata registrada e dos demais documentos para o escritório que presta assessoria jurídica à ANESP
- Abertura da ação 

11. Estou com problemas individuais de âmbito profissional. A ANESP pode me dar apoio judicial?

Sim, mas assim como nos casos de ações coletivas, isso deverá ser aprovado em Assembleia Geral. O procedimento indicado ao filiado que estiver nessa situação é procurar a Associação para relatar seu caso e, se preciso, conversar com um Diretor.

12. Estou com problemas jurídicos particulares. A ANESP pode me dar apoio judicial?

A Associação tem convênio com o escritório Fischgold Benevides Advogados para que os associados possam receber um parecer de forma gratuita sobre sua situação particular. O parecer é uma espécie de análise prévia de possibilidade de sucesso sobre aquela questão. Os custos posteriores com advogados, caso o associado queira judicializar, ficam a cargo do EPPGG (há desconto para filiados à ANESP). Para ter acesso ao parecer gratuito, entre em contato com a ANESP.


Convênios

13. Como faço para utilizar os descontos dos convênios?

Para usar os descontos, como regra geral, basta entrar em contato com a ANESP pelo telefone (61) 3323-2397 ou pelo email secretaria@anesp.org.br, dizer o convênio desejado e solicitar o envio da Declaração de Vínculo Associativo. A Secretaria a encaminhará por e-mail ao filiado ou para o próprio estabelecimento, a depender dos procedimentos requeridos pela parceria.

No caso do plano de saúde, ao invés de ligar para a ANESP antes da contratação, o associado deve buscar diretamente a empresa ou o corretor de vendas. A partir daí, as próprias operadoras instruirão sobre o processo de contratação, seguindo as políticas internas vigentes naquele momento. A participação da ANESP é pontual e será informada caso-a-caso.

14. Quais planos de saúde a ANESP oferece e como faço para contratá-los?

Os sócios têm à disposição os planos de saúde Amil, Bradesco, Seguros Unimed, Unimed FESP e Unimed Rio, planos Odontológicos *Amil e Odontoprev, que podem ser contratados por meio da Fipeq Vida. A contratação deve ser feita diretamente com a empresa sem necessidade de contato prévio com a Associação.

Endereço: SCS Quadra 07, Bloco A, nº 100, Sala 811, Shopping Pátio Brasil (Torre Sul) - Brasília/DF

Telefones: 800 61 2002(Whatsapp) / (61) 4042-0012 / (61) 4042-0061 / (61) 4042-0604

Sitehttps://www.fipecqvida.org.br/

Salientamos que  a ANESP não faz intermediação de nenhum documento pessoal enviado pelo associado ao plano de saúde e vice-versa, tais como documento de identificação, boletos bancários, carteiras de plano de saúde, entre outros.

15. Problemas com um convênio: o que faço?

Qualquer problema para uso dos convênios da ANESP deve ser reportado à Associação pelo telefone (61) 3323-2397 ou pelo e-mail secretaria@anesp.org.br. O mesmo deve ser feito caso o EPPGG receba informações imprecisas sobre o benefício.

16. Como faço para obter mais informações sobre convênios?

As informações básicas sobre convênios podem ser obtidas aqui. Mais detalhes sobre os serviços devem ser obtidos entrando em contato diretamente com o estabelecimento conveniado.

17. Como faço para sugerir um novo convênio?

Basta entrar em contato com a ANESP pelo telefone (61) 3323-2397 ou pelo e-mail secretaria@anesp.org.br e informar o nome  do estabelecimento. O caso será analisado internamente com base no perfil da carreira e potencial de uso da parceria. Caso seja interessante, a ANESP procurará os responsáveis pelo serviço para negociar benefícios e a assinatura do convênio.


Agenda/Caderno

18. Não recebi minha agenda/caderno em casa. O que pode ter ocorrido?

O envio das agendas/cadernos é feito entre novembro e janeiro - a depender da data de recebimento do material pela ANESP - por um serviço especializado de distribuição e logística.

Elas são encaminhadas aos endereços residenciais cadastrados por cada associado em nosso site, de segunda-feira a sábado. A entrega ocorre mediante assinatura de um Aviso de Recebimento, portanto é preciso ter alguém no condomínio ou na residência para receber.

O período de entregas dura até duas semanas e seu início é comunicado no portal da Associação. Caso um associado sinta demora no recebimento, solicitamos que entre em contato com a Associação para verificar o ocorrido.

Os associados cujas agendas retornarem por incompatibilidade de endereço ou por não haver ninguém na residência serão procurados por e-mail e/ou telefone para combinar a melhor forma de reenvio.


Área Restrita

19. Por que eu preciso de uma conta do Google para acessar a área restrita?

O acesso à área restrita do site requer que os associados tenham uma conta do Google porque as pastas, fóruns e calendários disponibilizados nesta área utilizam aplicativos desta empresa. A ANESP fez essa escolha por três motivos: custo zero, aplicativos de qualidade e facilidade de manutenção. A conta do Google substitui o login do site antigo, é gratuita para o usuário e requer poucos minutos para ativar.